Acampando nos Lençóis Maranhenses

Do Piauí ao Maranhão

A idéia surgiu no Piauí, quando eu conhecia o Delta do Rio Parnaíba, o único em mar aberto das Américas.

Veja aqui o álbum do Delta do Parnaíba

O dia começava cedo, às seis da manhã. Levaria mais de duas horas, desde a piauiense Parnaíba, para chegar à Tutóia, já no Maranhão. A viagem, apesar de interestadual, não era muito diferente dos trajetos urbanos: poeirenta, com inúmeras paradas; gente entrando e saindo, gente em pé, gente dormindo em pé…

De Tutóia até Barreirinhas (a principal cidade para se conhecer os Lençóis Maranhenses) só de Toyota, conhecida por mim como pau-de-arara. Os sacolejos pareciam intermináveis. Mais uma vez, o carro vinha abarrotado de gente, muambas e bagagens. E mais uma vez, era gente subindo e descendo, gente pegando carona, gente levando e entregando encomendas, gente e mais gente; gente indiferente às paisagens bucólicas da região… No horizonte, céu azul e pastos verdes, dunas brancas cobertas por uma vegetação rasteira, bois, cabritos, porcos, ranchos com casas de pau-a-pique. E a Toyota cruzando córregos e riachos.

Confira todas as fotos desta viagem.

Conhecendo os Lençóis

Acampar em Lençóis? Pode? Na teoria e a julgar pela cara do dono da agência de turismo, poder, não pode. Mas, no país onde para tudo dá-se um jeito, acampar foi o jeito que encontrei de desfrutar brevemente do local, fugindo dos passeios tradicionais e de rasa imersão.

Optando ou não pela “clandestinidade”, felizmente, aqueles que vistam a Unidade de Conservação encontram infraestrutura turística inexistente. Banheiro? Mato. Água? Bem, são milhares de lagoas…

A exceção fica à cargo das pequenas comunidades do local, que vivem da agricultiura de subsistência e da pesca artesanal. Mas que, no entanto, podem oferecer refeição (desde que previamente acordado) e alguns produtos de um comércio improvisado.

Configurando-se como um dos destinos brasileiros mais cobiçados, o Parque Nacional Lençóis Maranhenses se espalha por uma área de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são preenchidos por dunas salpicadas de lagoas com água translúcida.

Num dos lugares mais miseráveis do país, esse belíssimo destino parece uma miragem no deserto, uma ilusão de que, no Maranhão, todos têm um lugar ao sol.

Veja aqui as fotos dos Lençóis Maranhenses.

[slideshow]

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários



Oba! Seja o primeiro a comentar.

Opa! Comente!

Tsc! Você precisa estar logado para comentar aqui.