Ushuaia: Uma cidade de extremos e contradições

Para quem chega ao fim do mundo, vale até um carimbo no passaporte. Mas, além do tom apocalíptico, a bela Ushuaia só é maculada em sua origem. O começo de tudo coincidiu com o fim para os prisioneiros de alta periculosidade enviados à desumana prisão naquela remota ilha. Foram eles que construíram a cidade mais distante da capital argentina. Os 3 mil quilômetros que a separam de Buenos Aires podem ser percorridos pela Ruta Nacional 3, cujo destino final é o assim chamado fim do mundo.

Situada no extremo sul do continente americano, Ushuaia é a cidade mais próxima do Pólo Sul (são meros 4 mil quilômetros de distância) e ponto de partida para quem pretende conhecer a Antártica. Toda essa geografia lhe concedeu o título de cidade mais austral do planeta, ou como é carinhosamente chamada: O fim do mundo!

Para se chegar à ilha argentina precisa-se, necessariamente, pisar em terras chilenas, cruzando o Estreito de Magalhães. Enquanto os turistas transitam entre os países, o chile ressente a fama de sua arquiinimiga argentina. Afinal, segundo dizem, Puerto Williams, mesmo que muito pequena, deveria ser alçada ao título que Ushuaia estampa como souvenir nos passaportes de quem a visita.

O calor da apimentada rixa entre chilenos e argentino, no entanto, nada tem a ver com o nome da região onde ambas se encontram. A Terra do Fogo foi assim batizada pelos exploradores espanhóis logo que avistaram o fogo e a fumaça que se espalhava pelo continente; fogo este alimentado pelos Yámanas, uma das principais etnias indígenas da região. Nômades, eles montavam acampamentos também onde seria, no futuro, a cidade de Ushuaia. Mas foi na rival Puerto Williams que os poucos descendentes destes “fueguinos”, exterminados pelos europeus, encontraram abrigo no século passado.

Se naquele tempo as histórias eram extremadas, hoje Ushuaia vive o extremo somente no tempo. As baixas temperaturas são uma constante na região. E as estações bem definidas transformam os verões em dias intermináveis e os invernos em raras oportunidades de se apreciar a luz solar.

Mesmo que tenha passado e seja permeada por extremos e contradições, Ushuaia é um dos locais mais belos da Patagônia. Uma incursão imperdível pela história de nosso continente e pelas riquezas de nossa incrível fauna e

Acesse o álbum de Ushuaia no Flickr e confira todas as fotos deste lugar.

[slideshow]

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Comentários

  1. Débora disse:

    Prima, ficou show!!!
    Ainda não vi tudo mas já gostei do que vi.
    Nuestra Argentina!!!! Belisima!
    Sucesso para você.
    Bjossssss…

Opa! Comente!

Tsc! Você precisa estar logado para comentar aqui.